Você sabe quais são as competências de uma liderança consciente?

Liderança é a habilidade de motivar, influenciar, inspirar e comandar um grupo de pessoas a fim de atingir objetivos. O líder tem a mentalidade de colaboração (uso do poder com o outro), enquanto que o chefe mantém uma mentalidade de dominação (uso do poder sobre o outro).

As empresas são formadas por pessoas e as novas gerações pedem a criação de um mundo mais humano e consciente, reflexo de pessoas mais humanas e conscientes, que priorizam trabalhos com propósito e que tragam sentido para as suas vidas.

A ascensão de valores como o individualismo, o consumo frenético e veloz e a busca pela satisfação de prazeres imediatos e sem consciência fez com que começássemos a experimentar graves mudanças climáticas, problemas de escassez de recursos naturais, pandemias mundiais, e diversos outros problemas globais, os quais potencializaram problemas sociais e mentais.

Recentemente na Cúpula de Líderes sobre o Clima, o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou em seu discurso de abertura que os investimentos na área ambiental têm impacto positivo também na economia global e ajudarão a “superar a crise existencial dos nossos tempos”. “Nós devemos fazer investimentos em nome das pessoas, e da energia limpa porque os bons empregos de amanhã virão daí, de uma sociedade mais resiliente e competitiva, então vamos agora nos unir por esse futuro mais sustentável desde agora e superar essa crise existencial dos nossos tempos. Isso é extremamente importante”.

Seguindo esse exemplo, podemos dizer que um líder consciente possui visão sistêmica e tem visão holística, ou seja, é aquele ser humano que despertou para o seu bem-estar, do outro, do planeta, e percebe que todos os seres são interdependentes.

Com a pandemia tivemos que experimentar muitas mudanças de rotina de trabalho e também de entender a realidade do outro que é uma realidade muitas vezes diferente da nossa. Na pandemia, as lideranças perceberam que as pessoas são um ser integral. Isto é, se eu não estou bem profissionalmente, também não estarei bem pessoalmente e vice-versa. Então quais seriam as competências do líder consciente?

  1. Comunicação clara e assertiva
  2. Inovação
  3. Vulnerabilidade
  4. Compromisso com a diversidade e inclusão
  5. Iniciativa
  6. Promove o desenvolvimento das pessoas
  7. Inspiração
  8. Colaboração
  9. Integridade (ensinar pelo exemplo)
  10. Gestão do tempo.

São muitos os caminhos a serem percorridos e, por isso, temos de estar abertos ao aprendizado constante. Para tanto, sugerimos os seguintes conteúdos:

Palestras TED: What it takes to be a great leader (O que é necessário para ser um grande líder), de Roselinde Torres

 

Listen, learn… then lead (Escute, aprenda… depois lidere) de Stanley McChrystal.

 

Livros: Liderança Consciente de Debashis Chatterjee

A coragem para liderar: Trabalho duro, conversas difíceis, corações plenos da nossa queridíssima Brené Brown.