Dia Internacional da mulher
Rumo à equidade de Gênero no Mês Internacional da Mulher
Desafiando Barreiras
Rumo à equidade de Gênero no Mês Internacional da Mulher
Existem muitas barreiras para a equidade de gênero: desde a contratação, promoção, disparidade salarial, falta de investimentos em treinamentos e mentorias, até o dia a dia com micro agressões, assédios, discriminação. Somado a isso, recaem às mulheres a maior parte da responsabilidade pela economia do cuidado.
Educação continuada e políticas inclusivas de gênero nas organizações ajudam a mudar esse cenário. Vamos mudar essa realidade?
A Newa preparou uma trilha com sensibilizações para trabalhar a ampliação da consciência de gênero na sua empresa o ano todo, e também no Mês Internacional da Mulher. Entenda melhor como fazemos isso.
Em 2023, pela primeira vez na história, mulheres CEOs lideram cerca de 10% das empresas da Fortune 500, lista das maiores companhias dos EUA por receita. Esse é, sem dúvida, um marco importante. Mas também ressalta a necessidade de mais mulheres em todos os níveis de liderança e a melhoria das condições de vida de todas as mulheres dentro da companhia.
Agora, em Março, Mês Internacional das Mulheres, muitas empresas aproveitam para dar o primeiro passo para fechar esse gap. Nós, aqui na Newa, preparamos uma trilha com sensibilizações e imersão para ampliação da consciência de gênero e fortalecimento de políticas, práticas e programas em prol da justiça de gênero e um mundo mais justo e igualitário.
As ações pontuais são sempre bem-vindas, mas reforçamos aqui a necessidade de se realizar um trabalho contínuo e sustentável pela equidade de gênero como parte inegociável da estratégia das organizações.
Pilares de atuação da Newa:
Educacional Palestras
Nossas sensibilizações duram entre 1h30 e 2h e trazem uma reflexão sobre como criar uma cultura de diversidade de gênero nas organizações.
Comportamentos não inclusivos: da piada ao assédio
O que são comportamentos não inclusivos, não adequados e não tolerados por uma liderança e colaboradores? Abordaremos as diferenças entre vieses inconscientes, micro agressões e assédio, para que todos da organização rompam com vieses de linguagem oral, escrita e gestual para ter ambientes mais diversos, inclusivos e seguros.
Letramento em gênero
Nesta sensibilização traremos conceitos importantes para as lideranças e colaboradores ampliarem seu entendimento sobre o sistema sexo/gênero e como, a partir da ampliação da sua consciência, podem ser aliados que interrompam ciclos de violência dentro de uma organização a partir de uma perspectiva decolonial de poder.
Como ser um aliado da equidade de gênero
Como desconstruir uma masculinidade baseada na racionalidade e na supressão das emoções? Como a desconexão com o sentir afeta o seu estilo de liderança hoje? E como desconstruir esse modelo vigente de masculinidade? Nesta sensibilização, iremos trabalhar as emoções dos homens e como desenvolver novos comportamentos para uma masculinidade saudável.
Juntas somos mais fortes
Como eu posso abrir portas para que outras mulheres possam ter aquilo que estou tendo hoje ou o que não tive e que, provavelmente, mulheres anteriores também não tiveram? Apresentaremos o conceito de sororidade e união feminina. Somos diversas e isso nos enriquece, mas ao mesmo tempo, não podemos deixar que ela nos invisibilize ou apague.
Participar do treinamento de Liderança Feminina da Newa ministrado pela Carine, trouxe uma visão, também, sobre como entender e trabalhar as emoções, sem confrontá-las e, acima de tudo, dar voz a nossa potência feminina.
O dinamismo e a clareza do treinamento reforçam essa afirmação: ‘Quando você brilha, você incentiva que outras mulheres brilhem junto com você!’” Reforçando meu depoimento acima: o treinamento foi fantástico! Obrigada a todo o time Newa”.