O que são vieses inconscientes?

Você sabe o que são vieses inconscientes? Eles estão em todos os lugares, em todas as pessoas, independente do lugar, idade ou gênero. Estão por aí comandando opiniões, tomando decisões e criando preconceitos em nosso nome. E não adianta dizer que está imune a esta doença, que já é vacinada. Não tem escapatória, todos nós temos vieses inconscientes.

Vamos começar pelo básico. Vieses inconscientes são preconceitos incorporados no nosso dia-a-dia e estão baseados em estereótipos de gênero, raça, classe, orientação sexual, idade, etc. Eles afetam nossas ações e julgamentos sem que prestemos atenção e também nos bombardeiam nas notícias de jornais, nas opiniões pela internet, nos grupos de whatsapp e nas rodas de conversa.

Porque é muito fácil apontar o dedo e dizer que o outro é preconceituoso e ultrapassado. Difícil é olhar para dentro, lá no inconsciente, e perceber que também temos nossas limitações e preconceitos.

Quer alguns exemplos? Quem nunca ouviu que uma mulher de negócios é agressiva e o homem é assertivo? Ou que o negro de paletó só pode ser um segurança de shopping, enquanto o branco é um alto executivo? Que meninas gostam de brincar com suas bonecas e os meninos se jogam no futebol?

O problema é que os vieses prejudicam nossa noção de identidade, liberdade de expressão e reconhecimento do outro. Não tem jeito, o viés sempre chega antes e embaça nossa visão da realidade. Sem percebermos estamos julgando, simplificando, generalizando enquanto temos tantas opções e diversidade a serem consideradas.

Existem vários tipos de vieses que nos afetam, a saber

Viés de afinidade

A afinidade está relacionada a se identificar com outras pessoas parecidas com si próprio. Por exemplo, um gestor tende a acreditar que um membro da equipe que tem as mesmas características que ele (ser branco, ter faculdade, mesma religião, morar em uma determinada região entre outros) desenvolverá melhor o seu trabalho.

O gestor, quando for selecionar alguém para a sua equipe, buscará o máximo de afinidades possíveis, e por conta disso pode negligenciar os conhecimentos e capacidades de outros candidatos.

Viés de percepção

Um dos outros tipos de viés inconsciente é o de percepção. Ele é baseado em estereótipos que são influenciados pela sociedade e cultura, sem ter embasamento em fatos. Um exemplo é quando as pessoas com deficiência são vistas como incapazes que precisam de ajuda o tempo todo para fazerem as suas atividades. Ou ainda acreditar que as mulheres não são boas em raciocínio lógico.

Viés de grupo

O efeito de grupo cria uma pressão para que todos sigam a mesma tendência, fazendo com que a opinião da minoria muitas vezes seja repreendida e transformada para seguir os demais.

Viés de halo ou auréola

Ele faz com que se tenha uma visão positiva sobre algo antes mesmo de se ter uma experiência. Político ou líder religioso.

Viés confirmatório

O viés confirmatório faz com que a pessoa deixe dados de lado e só dê importância às informações em que acredita, mesmo que essas sejam inexistentes. Ocorre quando alguém está tentando mostrar algo, mas, não importa o que seja dito ou provado, o outro se recusa a aceitar.

Conseguindo reconhecer os vieses fica muito fácil tentar minimizar os impactos que eles causam. Antes de mais nada é preciso sempre questionar as primeiras impressões e quebrar os hábitos. Substituir pré-conceitos por perguntas e buscar conhecer melhor as pessoas por suas características individuais, suas histórias, suas singularidades.

Buscar ter uma escuta atenta, curiosidade e autoconsciência sobre os seus privilégios são as palavras-chave para se livrar dos vieses inconscientes e encontrar um novo modo de ver o mundo bem mais diverso e interessante.

Alguns passos

  • Reconheça que todos têm vieses, inclusive você mesmo
  • Identifique as suas suposições sobre os outros
  • Saia da zona de conforto trabalhando seus vieses
  • Desafie seu status quo fazendo conexões com o diferente
  • Divida conhecimento sobre vieses inconscientes com seu time, familiares e amigos
  • Promova a autorreflexão e analise seus comportamentos

Em seu dia a dia, você convive com quantas pessoas diferentes de você que estão fora do seu padrão?

Uma boa dica é diversificar o seu repertório. Leia outras mídias, converse com pessoas diferentes, saia da sua bolha.

Sugestões para ampliar a consciência sobre vieses

Filme: Eu Não Sou Um Homem Fácil – Direção de Éléonore Pourriat disponível no Netflix.
Livro: Escute o que ela diz: Viés inconsciente – o que os homens precisam saber (e as mulheres têm a dizer) sobre trabalhar juntos – Joanne Lipman