A Newa Academy é um espaço que promove a escuta ativa, empatia e compaixão em líderes e gestores, além de educação em Direitos Humanos, discussão crítica e ética sobre Inteligência Artificial
A terceira edição do estudo Inteligência Emocional e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho, realizado pela The School of Life, em parceria com a Robert Half, mapeou que para mais de 42% dos 387 colaboradores entrevistados, o ambiente tóxico é o principal fator que os faria pedir demissão. Outras razões citadas foram a falta de reconhecimento (percepção de 13% dos respondentes), imposição do modelo 100% presencial (13%), falta de plano de carreira (8%) e de protagonismo (3%). Pensando no desafio de promover ambientes corporativos mais saudáveis e psicologicamente seguros, a Newa, consultoria de impacto social, anuncia o lançamento da Newa Academy, plataforma por assinatura que contém recursos exclusivos, aulas, sensibilizações, eventos e treinamentos capazes tornar lideranças mais humanizadas e preparadas para essas questões.
“A ausência de gestores compassivos pode trazer impactos negativos para a visibilidade de companhias, resultados da equipe, demissão em massa e diversos outros fatores. Por isso, garantir a segurança psicológica dos colaboradores é essencial na missão de manter um local de trabalho saudável e produtivo – em momentos como este, com a calamidade que afeta o Rio Grande do Sul, se faz ainda mais necessário pensar no bem-estar psicológico do time como um todo”, destaca Carine Roos, fundadora e CEO da Newa.
A Newa Academy foi pensada e desenvolvida exclusivamente para organizações comprometidas com a criação de locais saudáveis, e que buscam educar-se criticamente em Direitos Humanos, Saúde Emocional, Diversidade e Inclusão. A assinatura é anual e inclui encontros mensais de 2 horas com especialistas, compartilhamento semanal de pesquisas e artigos, acesso a ebooks, masterclass gravadas, materiais complementares e exclusivos, além da construção de uma comunidade para trocas de cases e benchmarking. Tudo isso coordenado por Carine Roos, fundadora e CEO da Newa. A executiva também possui Mestrado em Gênero na London School of Economics and Political Science (LSE), Pós Graduação no programa Cultivando Equilíbrio Emocional (CEB) pelo Santa Barbara Institute for Consciousness Studies (Califórnia/EUA). Já auxiliou mais de 70 multinacionais, impactando mais de 20 mil pessoas entre colaboradores e gestores.
“Nosso objetivo é trabalhar diretamente com lideranças, profissionais de RH, lideranças de treinamento, diversidade e inclusão, e sustentabilidade, a fim de promover um estilo de liderança transparente e aberto. É a partir dela que vamos desenvolver confiança e a colaboração do time, facilitando a superação de desafios coletivos, e garantindo assim uma comunicação clara e eficaz. Fazer parte dessa comunidade pode ajudar nas iniciativas da organização, podendo aumentar a produtividade e o engajamento, e modificando o ambiente corporativo de forma positiva e definitiva”, afirma a especialista.
Sobre Carine Roos
Mestra em Gênero pela London School of Economics and Political Science – LSE. Também é pós-graduada na Faculdade Israelista Albert Einstein em Cultivando Equilíbrio Emocional nas organizações e atua como especialista em Diversidade, Equidade e Inclusão há 10 anos. Lidera a Newa, empresa de impacto social que prepara organizações para um futuro mais inclusivo por meio de sensibilizações, workshops, treinamentos e consultoria de diversidade.
Matéria publicada no site Empreendedor em 29 de maio de 2024