Cinco livros de liderança para levar a uma ilha deserta

Dani Junco é uma líder nata. Como diz a sua mãe, e sabedoria de mãe a gente acata, não importa o lugar ou o grupo, sempre ela estará à frente. Não foi diferente, depois do sucesso da B2mamy, ter criado o primeiro clube do livro de negócios para mulheres do Brasil.

 

Seu negócio se tornou uma das principais referências de fomento ao empreendedorismo feminino e já impactou mais de 10.000 mulheres por meio de seus cursos e programas.

 

Consumidora ávida de livros como forma de questionar o jeito de fazer negócios e de se relacionar com o mundo, ela juntou um grupo para que duas vezes por mês, até agosto, as mulheres possam ler e comentar um livro diferente.

 

“A ideia era revisitar os autores, muitos deles antigos, para saber o que podemos aprender, questionar e usar na prática”, comenta. Durante a leitura, usa seu poder de síntese para apresentar um resumo e destacar os pontos principais, ficando como lição de casa o que cada uma vai aplicar de verdade em seu negócio.

 

Ela tem tatuada a frase “Forever Beta” e afirma que uma das coisas mais difíceis que já fez na passagem de um mundo tradicional para o mundo da inovação é lançar algo sem estar na noção de perfeição e aceitar de coração aberto o erro, por isso, a necessidade de ler sempre e continuar o aprendizado.

O blog da Newa pediu que ela selecionasse cinco livros que levaria para uma ilha deserta. Entre os escolhidos, predomina o tema de liderança. O quinto, por sua vez, seria um caderno com páginas em branco. “Assim, cada um poderia escrever sua própria experiência nesta jornada”. Aliás, este convite a empresária fará no livro que está preparando, deixando no final dos capítulos espaço para os leitores serem também criadores de um livro particular. Bem no espírito que sempre trabalhou, em cooperação.

 

 Confira suas escolhas:

 

  1. Para se organizar e testar sua resiliência

Antifrágil: Coisas que se Beneficiam com o Caos, de Nassim Nicholas Taleb

Em Antifrágil, o autor confere um novo conceito à incerteza, tornando-a desejável e até mesmo necessária.O que Taleb identificou e chama de antifrágil não só tira proveito do caos, como precisa dele para sobreviver e florescer. Extremamente ambicioso e multidisciplinar, Antifrágil é sobre como se comportar ― e prosperar ― em um mundo cheio de imprevistos. Erudita e espirituosa, a mensagem do autor  é revolucionária: o que não é antifrágil certamente sucumbirá.

 

2. Para a “vida”

O Jogo Infinito, de Simon Sinek

 

Neste livro, o autor procura oferecer as ferramentas para ajudar aqueles que desejam entender o jogo de que todos estamos participando: o Jogo Infinito. Nos negócios, na política e até na própria vida -, os participantes estão sempre mudando e as regras não são precisas. Não existem vencedores e perdedores. Não há como ter ‘negócios vitoriosos’ ou como ‘vencer na vida’, por exemplo. Os líderes que abraçam a mentalidade infinita têm empresas mais fortes, inovadoras e inspiradoras. E são essas as pessoas que nos guiarão em direção ao futuro.

 

3. Para ver onde está e criar sua narrativa

Roube Como Um Artista – 10 Dicas Sobre Criatividade , de Austin Kleon

Verdadeiro manifesto ilustrado de como ser criativo na era digital, Roube como um artista, do designer e escritor Austin Kleon, mostra que não é preciso ser um gênio para ser criativo, basta ser autêntico. Nesta obra, o autor ensina como através de mensagens positivas um olhar gráfico diferenciado, ilustrações, exercícios e exemplos de como o leitor pode “ativar” seu lado criativo. Austin Kleon, corajosamente, desfila novas verdades sobre criatividade: nada é original, então abrace as influências, colete ideias, misture e reimagine para achar seu próprio caminho.

 

4. Para sair do “inferno”

Os Quatro Compromissos, de Don Miguel Ruiz

Em Os quatro compromissos, Don Miguel Ruiz revela a fonte de crenças autolimitantes que nos roubam a alegria e criam sofrimentos desnecessários. Baseadas na sabedoria ancestral tolteca, as ideias contidas neste livro explicam de forma esclarecedora como nós somos influenciados e profundamente modificados de acordo com os padrões exigidos pela sociedade moderna. Este livro nos oferece um poderoso código de conduta que pode rapidamente transformar nossas vidas em uma nova experiência de liberdade verdadeira, felicidade e amor.

 

Fonte: Amazon Livros